O que é Medicina Chinesa?

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o conjunto de conhecimentos relativos à manutenção da saúde baseados nos fundamentos da Medicina Oriental.

A Medicina Oriental é datada de mais de 5000 anos e teve início na China. Ao contrário da Medicina Ocidental, que tem por base a doença como foco, a Medicina Tradicional Chinesa tem o indivíduo como objeto de cuidado. O processo de adoecimento, para MTC, inicia muito antes da doença em si, através da influência de maus hábitos, emoções e interferências do meio ambiente no ser humano.

A saúde, na MTC, é o equilíbrio entre todo funcionamento do corpo em harmonia com o ambiente. Quando ocorre desarmonia a doença ocorre. Ou seja, se o indivíduo segue maus hábitos (alimentação, sono, estresse etc), é influenciado por má emoções (ansiedade, raiva, tristeza etc), se expõe a agressões do meio ambiente (infecções, mudanças bruscas de temperatura etc) acontece um desequilíbrio das funções físicas do corpo (que na MTC serão denominadas Síndromes Energéticas, mas não representa nenhum significado místico como muitos acham). Essas Síndromes não são nada além dos nomes usados para o diagnóstico desses desequilíbrios do corpo que causam a doença.

Quando esse desequilibrio ocorre, ele tem que ser diagnosticado prontamente e tratado. Mesmo que a doença ainda não se apresente causando uma lesão orgânica (úlcera, tumor, lesão etc) ela deve ser tratada. Essas doenças se manifestam inicialmente por uma simples dor e evoluem para lesões graves e doenças crônicas.

A MTC utiliza diversos tratamentos para esses desequilibrios. A acupuntura, a fitoterapia (medicamento a base de ingredientes naturais), orientação alimentar, técnicas de acupressão (shiatsu, tuiná), meditação e exercícios físicos são os métodos mais usados pela MTC para tratar as Síndromes e evitar que elas evoluam.

É um equívoco achar que a MTC se resume a acupuntura e que só serve para o alívio de dor. A MTC é reconhecida como especialidade médica desde 1995 e associada a boa prática da medicina Ocidental, complementa o diagnóstico e o tratamento das doenças.

Referências

– J Altern Complement Med. 2009 Sep; 15(9): 1001–1014. doi:  10.1089/acm.2008.0414
– NIH
– CENTER AO