A importância da hidratação no dia a dia
Você sabia que beber água traz uma enorme melhoria para a qualidade de vida? Nas consultas prescrevemos com frequência que o paciente aumente a ingestão diária de água no dia a dia. E isso ocorre porque a água é o principal elemento do nosso organismo. Para se ter uma ideia, ela ocupa 60 a 70% do peso corporal em um adulto do sexo masculino, e 50 a 55% em uma mulher. O cérebro e o músculo têm 75% de água; os rins e o sangue, 71%; os ossos, 22%; e o tecido adiposo, que é a gordura, tem 21%. Depois dessa perspectiva, vale dizer que nós conseguimos ficar sem comer muitos alimentos, mas não conseguimos ficar sem tomar água nem uma semana. Incrível, não é?
FUNÇÃO DA ÁGUA NO ORGANISMO
Repleta de importantes funções, a água lubrifica o cérebro, permitindo a conexão entre os neurônios, que só conseguem enviar uma mensagem, um impulso neurológico, se estiverem lubrificados. Além disso, sabemos que, para ser forte, um músculo precisa contrair e relaxar e, para isso, precisa estar lubrificado. As articulações, da mesma medida, devem estar lubrificadas para que lesões articulares e impactos sejam evitados, já que, sem água, muitas lesões e problemas ocorrem.
A água também elimina as toxinas através do rim que, se não estiverem lubrificados, acumulam toxinas, formando cálculos renais, infecções urinárias e infecções renais.
Outra função importante da água é a lubrificação da pele, cabelos, unhas e mucosas. Por sinal, boca, nariz e olhos secos são queixas frequentes no consultório. E tudo isso ocorre, como podem notar, pela falta de água.
A água é responsável também por levar nutrientes a vários órgãos. Em nível pulmonar, é ela que lubrifica os alvéolos e, com isso, a troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico ocorre perfeitamente, impedindo a formação de infecções respiratórias, importante nesse momento de pandemias e epidemias.
QUANTIDADE DE ÁGUA RECOMENDADA
Mas quanto de água tomar por dia? A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza 30 ml por kg de peso, o que resulta em, aproximadamente, dois litros de água por dia. Mas esse parâmetro é bastante variável. Em um dia de muito calor, quando transpiramos, ou quando praticamos atividades físicas, devemos tomar mais água.
Outro dado interessante: gestantes e mães que estão amamentando seus filhos também precisam tomar mais água em comparação a outras mulheres. E já que estamos falando da importância da hidratação, não podemos deixar de mencionar o cuidado que devemos ter com os idosos, pois eles não têm a sensibilidade da sede; sendo que muitos, inclusive, perdem a vontade de tomar água e desidratam com mais facilidade.
Precisamos criar o hábito de beber mais água assim como temos o hábito de tomar café, almoçar e jantar. E para ajudar quem não tem esse hábito, sugerimos que a pessoa comece o dia tomando um copo de água em jejum e carregue uma garrafinha de 500 ml na bolsa ou no carro, pois, assim, fica mais fácil contabilizar o quanto de água bebe no dia.
Para aqueles pacientes que dizem odiar água, temos uma dica interessante: comece tomando águas aromatizadas com ervas como hortelã, por exemplo, ou adicione um limão ou tome na forma de chás, sucos, água de coco, etc. Mas frisamos que isso deve ser feito para iniciar o hábito de tomar água, já que o mais importante é dar prioridade para a água pura e natural.
SINAIS DA FALTA DE ÁGUA
“Mas como percebo que meu organismo está com falta de água?”. Para responder essa pergunta corriqueira, dizemos que o primeiro sinal é a sede. O rim avisa o cérebro de que não tem água suficiente para eliminar as toxinas e, então, o cérebro manda um aviso pro corpo, notificando a sede. O problema é que, quando percebemos que estamos com sede, o corpo já está com pouca água. Então, o correto não é esperar ter sede para tomar água, mas, sim, criar o hábito de tomar água sempre.
Vale dizer que há, também, outros sinais que indicam que estamos precisando de água, como a cor da urina, que, na ausência de água, fica mais amarela e com mau cheiro, podendo causar infecção urinária e cálculos renais. Se ela estiver clarinha, é sinal de que você está tomando água suficiente. Se estiver mais amarela, é sinal que precisa aumentar a quantidade de água.
Sabe qual sinal também indica a ausência de hidratação? O intestino preso. A constipação intestinal revela a falta de água no organismo, e mesmo que você coma muitas fibras e se alimente bem, não conseguirá evacuar se não tomar água suficiente, pois, para formar o bolo fecal, o organismo precisa estar hidratado.
Baixa de concentração, dores de cabeça, tontura, insônia e mau humor, para citar mais alguns exemplos, também podem ser considerados sinais de que o organismo está precisando de água.
Por tudo isso, mais uma vez, reforçamos: para o bom funcionamento do nosso organismo e a melhora de nossa qualidade de vida, temos que priorizar a hidratação diariamente.
AGENDAMENTOS
OUTRAS PUBLICAÇÕES
A importância da hidratação no dia a dia
A importância da hidratação no dia a dia Você sabia que beber água traz uma enorme melhoria para a qualidade de vida? Nas consultas prescrevemos com frequência que o paciente [...]
Alimentação: um processo de autoconhecimento
Alimentação: um processo de autoconhecimento Como sabemos, para alcançarmos qualidade de vida, temos que comer e dormir bem, fazer atividades físicas e ter outros hábitos saudáveis. A grande questão é: [...]
Medicina Preventiva
O que é Medicina Preventiva? A Medicina Preventiva é uma prática dentro da Clínica Médica e da Medicina Tradicional Chinesa que se dedica à prevenção das doenças. O médico tem [...]